sábado, 1 de maio de 2010

Ato do 1º de Maio Classista e Combativo em Alegrete

Após alguns imprevistos, e o atraso na chegada dos companheiros do MST, aconteceu ao meio dia o "Ato por um 1º de Maio Classita e Combativo".

Trabalhadores do campo e da cidade encontraram-se na Praça Nova de ALegrete. Eram aproximadamente 30 trabalhadores urbanos e rurais, assim organizados:STEMA, SINASEF,MST e outros trabalhadores e moradores da periferia da Cidade.

Após uma reflexão e discursos dos companheiros presentes, foi feita uma caminhada pela rua dos Andradas, Gaspar Martins e Praça Getúlio Vargas distribuindo panfletos para as pessoas que passavam e circulavam pelas ruas centrais.

Das falas dos companheros foi possivel destacar o protesto contra a tentativa de retirada de recursos da Educação no Municipio de ALegrete, a falta de uma politica salarial para os Educadores, etc. Os companheiros do MST afirmam que faz aproximadamente 1 ano que estão assentados em Alegrete. Foram esquecidos e "jogados no fundão de Campo". O INCRA só promete e não encaminha a medição dos lotes. Todas as outras demandas dependem da demarcação dos lotes. Estão sobrevivendo somente com "Cesta Básica". A prefeitura de Alegrete e a vice prefeita(do PT), só prometem colaboração mas não agilizam nada. Na semana passada, depois de um ano, estão arrumando estrada para ônibus da Escola Rural ir buscar as crianças para estudarem.


Acima uma foto do Grupo que ousou fazer um 1º de maio de Protesto e não de festas. Grupo consciente dos ataques cotidianos que sofrem os trabalhadores. ;conscientes das dificuldades enfrentadas todos os dias pelos trabalhadores: falta de poitica habitacional, transportes urbanos precarios e caros, falta de saneamento basico nos bairros da cidade, salários baixos , desemprego, falta de politicas de financiamento e custeio para os pequenos produtores e trabalhadores rurais, falta de assintência médica e saúde pública, etc.

Os outros Sindicatos e movimentos sociais da cidade preferiram fazer festas para "Comemorar o 1º de Maio" junto com os patrões e exploradores do Povo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário